Background

Canja de Galinha com Arroz e Legumes

Rendimento
Rendimento

4 pessoas

Tempo de preparo
Preparo

40 minutos

Canja de Galinha com Arroz e Legumes

Ingredientes

  • ½ kg de peito de frango Seara DaGranja cortado em cubos ou desfiado
  • 1 fio de azeite
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola picada
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 cenoura picada
  • 1 mandioquinha (batata-baroa) cortada em pedaços
  • ½ xícara (chá) de salsinha picada
  • 6 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

  1. Na panela de pressão, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho e o frango por aproximadamente 5 minutos;
  2. Acrescente o arroz, a cenoura, a batata, a mandioquinha e a salsinha;
  3. Coloque água, sal e pimenta a gosto e misture bem;
  4. Feche a panela e, assim que ela atingir pressão, reduza um pouco a intensidade do fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos;
  5. Sirva a seguir.

Assim como a sopa, a canja de galinha é um dos pratos que mais esquenta a nossa alma nos dias de frio. Além de quentinha e perfeita para quem quer se aquecer, ainda é altamente nutritiva, especialmente quando combinada com ingredientes muito benéficos para a saúde, como é o caso do arroz e dos legumes. Por isso, que tal dar uma chance a essa receita, que, além de tudo, é muito fácil de ser feita?

Panela de pressão: como usar?

Não é incomum encontrar pessoas que, mesmo com mais experiência na cozinha, ainda tenham um certo receio de usar a panela de pressão. E não é para menos: se não utilizada corretamente, ela pode causar danos sérios! Por isso, o primeiro cuidado é nunca abri-la antes de levantar a válvula e esperar toda a pressão sair. Lembrando que não é pra fazer isso com o dedo! Uma colher de pau pode ser de grande ajuda nesse momento.

Mas calma, que não é só! Além disso, a panela precisa estar fria quando você for tirar a sua tampa. Uma dica é colocá-la debaixo d’água para agilizar o processo de resfriamento. Outro ponto muito importante é nunca colocar líquido ou comida demais no preparo da refeição – use somente até ⅔ da capacidade da panela. Isso porque o grande volume pode gerar o entupimento da válvula, impedindo o ar quente de sair e provocando a explosão.

Uma dica para quem tem receio é optar pela panela elétrica de pressão, que para de cozinhar após um tempo pré-determinado. Isso impede que você a esqueça na boca do fogão, o que também é arriscado. Agora você já pode preparar os seus pratos favoritos na pressão sem medo.

Quanto mais legumes mais nutritiva fica a sua refeição

E já que você aprendeu a usar a panela de pressão com maestria, que tal acrescentar mais alguns legumes a essa receita? Desde que a quantidade total não ultrapasse ⅔ da panela não há problema nenhum em acrescentar mais hortaliças à sua refeição – pelo contrário! O chuchu e abobrinha são boas sugestões, mas também vale a pena apostar no tomate – que, embora seja uma fruta, combina muito bem com canja de galinha, pode confiar! Só não se esqueça de retirar suas sementes quando for utilizá-lo, ok? O importante é lembrar que quanto maior a quantidade de alimentos naturais na panela mais saudável será a sua refeição.

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Pronto!
Esta receita foi adicionada à sua lista de favoritos.
Conheça mais sobre nós

Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara oferece qualidade superior, sabor e inovação com um portfólio amplo, diversificado e que atende as mais variadas ocasiões de consumo – com opções que vão de proteína animal (aves e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches, embutidos e proteína vegetal, representada por Incrível!, líder em seu segmento. Completam o portfólio global as marcas Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras.

Atualmente, são mais de 95.000 colaboradores que produzem para 200.000 clientes indiretos e 155.000 clientes diretos no Brasil, e mais de 1.000 clientes em todo o mundo em mais de 140 países, com certificações internacionais de excelência em produção.

Ler mais