Background

Peru no Tucupi

Rendimento
Rendimento

4 porções

Tempo de preparo
Preparo

3 horas

Peru no Tucupi

Ingredientes

  • 1 embalagem de Peru Temperado Seara
  • 1 cebola inteira sem casca
  • 2 colheres (sopa) de Margarina Doriana + o quanto baste para untar
  • 4 xícaras de tucupi
  • 1 ¼ xícara de caldo de peru
  • 1 maço de folhas de jambu

Para o caldo de Peru:

  • 1 carcaça de Peru
  • 1 cebola com casca em cubos
  • 1 cenoura picada
  • 1 alho poró picado
  • 1 talo de aipo
  • 2 ramos de tomilho
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta em grãos
  • 1,5 l de água

Modo de preparo

Como descongelar o peru:

  1. No refrigerador: retire o Peru Temperado Seara do freezer, acomode-o em uma assadeira ou travessa e, sem remover a embalagem, descongele na geladeira por 24 horas. Dica: O Peru Temperado Seara estará pronto para ir ao forno quando o saquinho com os miúdos for facilmente removido e não houver mais presença de gelo no interior da ave. 
  2. No micro-ondas: retire a embalagem do Peru Temperado Seara e coloque-o em um refratário próprio para micro-ondas. Leve-o ao micro-ondas em modo de descongelamento, seguindo as instruções do fabricante.

Como fazer o Peru Temperado Seara:

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC. Remova a embalagem e retire o saquinho de miúdos do interior do Peru Temperado Seara. Unte uma assadeira com margarina Doriana e disponha o Peru sobre ela. Recheie o Peru com a cebola inteira e sem casca para preservar a umidade da ave.
  2. Com um pedaço de barbante, amarre as pontas das coxas do Peru temperado, juntando-as para que não abram ao assar. Prenda as asas do lado do corpo da ave com palitos. Proteja as partes do Peru Temperado Seara que ficam mais expostas com papel-alumínio para evitar que fiquem muito escuras, como as pontas das asas e das coxas.
  3. Besunte todo o Peru com as 2 colheres de margarina Doriana, cubra com papel-alumínio e leve ao forno elétrico ou a gás por 2h30.
  4. Remova o papel alumínio e mantenha o Peru no forno até o termômetro pular e a superfície estiver dourado. Retire do forno, aguarde pelo menos 15 minutos para manter a suculência, destrinche o Peru e reserve a carcaça.

Como fazer o caldo de Peru:

  1. Preaqueça o forno a 250 ºC. Transfira a carcaça do Peru para uma assadeira e leve ao forno até começar a dourar. Junte a cebola, a cenoura, o alho poró e o aipo e volte para o forno até dourarem. Transfira todo o conteúdo da assadeira para uma panela grande. Junte os ramos de tomilho, as folhas de louro, a pimenta-do-reino e a água. A água deve cobrir todos os ingredientes; caso necessário, adicione um pouco mais. Tampe a panela e leve para ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe reduzir até 1/3 do volume de líquidos.
  2. Escorra o caldo em uma tigela com o auxílio de uma peneira fina. Pressione os legumes com as costas de uma colher para retirar o máximo de caldo. Reserve.

Finalização:

  1. Em uma panela, junte o caldo de Peru, o tucupi e em fogo médio leve para ferver. Diminua o fogo, adicione o Peru destrinchado, acerte o sal e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo para não agarrar. Desligue o fogo, junte as folhas de jambu e sirva quente acompanhado de farinha d’água.

 

O Círio de Nazaré é uma tradição do Pará que acontece há mais de 225 anos. Apesar de ser realizado em outros municípios paraenses e até em outros estados, nenhum Círio é tão grandioso como o de Belém. É a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores celebrações católicas do mundo. 

Almoço do Círio e Peru no Tucupi: prato típico do Pará é tradição

O almoço do Círio é um evento especial onde os devotos se reúnem em família para confraternizar, agradecer as bênçãos recebidas e saborear os pratos típicos do Pará. No centro da mesa, além da maniçoba, o Peru no Tucupi – uma variação do Pato no Tucupi – é outro prato que não pode faltar na festividade. 

Na nossa receita de Peru no Tucupi, a carne macia, saborosa e suculenta do Peru Temperado Seara ganha a companhia de dois elementos célebres da culinária paraense: o jambu, uma hortaliça, e o tucupi, um caldo extraído da mandioca. Sem dúvidas, uma combinação de sabores surpreendente para você celebrar o Círio de Nazaré em grande estilo!

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Pronto!
Esta receita foi adicionada à sua lista de favoritos.
Conheça mais sobre nós

Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara oferece qualidade superior, sabor e inovação com um portfólio amplo, diversificado e que atende as mais variadas ocasiões de consumo – com opções que vão de proteína animal (aves e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches, embutidos e proteína vegetal, representada por Incrível!, líder em seu segmento. Completam o portfólio global as marcas Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras.

Atualmente, são mais de 95.000 colaboradores que produzem para 200.000 clientes indiretos e 155.000 clientes diretos no Brasil, e mais de 1.000 clientes em todo o mundo em mais de 140 países, com certificações internacionais de excelência em produção.

Ler mais